segunda-feira, 17 de outubro de 2011

II Conferência Estadual LGBT divulga programação

Painéis, Parada Livre e a presença da Angélica Morango são algumas das atrações da II Conferência Estadual para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que acontece de 21 a 23 de outubro, no City Hotel, em Porto Alegre. Para a abertura do evento, que tem como tema “Por um Rio Grande Livre de Homofobia, Construindo a Cidadania LGBT”, estão confirmadas as presenças do governador Tarso Genro, da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira.

A conferência inicia às 13h da sexta-feira (21) com o credenciamento (confira a programação abaixo). A programação será dividida em três painéis coma participação de nomes de referência no assunto. O tema “Homo-lesbo-transfobia no contexto local e nacional” abre o debate, às 14h. Os dois outros painéis abordarão “A Construção da cidadania LGBT” e “A construção de Políticas Públicas para a população LGBT”.

Após os painéis, serão formados cinco grupos de trabalhos (GTs), oportunidade em que os participantes irão debater e apresentar propostas baseadas em temas relevantes para a população, como saúde, educação, combate à violência e direitos humanos. São esperados cerca de 400 delegados eleitos em conferências municipais e regionais, que terão poder de decisão na votação das prioridades formuladas durante os GTs.

Para o final da tarde de sábado (22), está prevista a votação dos delegados que irão participar da II Conferência Nacional LGBT. A programação encerra no domingo (23), com a 15ª Parada Livre, que inicia às 17h, no Parque da Redenção, e que terá a presença da militante do movimento LGBT, lésbica e ex-BBB Angélica Morango.

Todo o material produzido nos três dias servirá para apoiar o programa “Rio Grande Sem Homofobia”, campanha lançada pelo governo do Estado, em junho deste ano. O coordenador de Diversidade Sexual, da SJDH, Fábulo Nascimento, diz que “com a plenária final da conferência se formarão subsídios necessários para dar início a um novo processo de consolidação de políticas de Estado, e não apenas de governo”.

Segundo o coordenador, o tema da violência homofóbica vem sendo cada vez mais abordado na sociedade. “A Conferência Estadual LGBT acontece em um momento em que a homofobia está em pauta. É uma boa hora para discutirmos a questão e lutar para que a sociedade encare com naturalidade a diversidade sexual”, completa o coordenador.

A II Conferência Estadual LGBT foi organizada com a participação de diversas secretarias de Estado, principalmente as que são ligadas com o tema. Em preparação a essa etapa, foram realizadas cerca de 15 encontros regionais em todo Estado, em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual.

Texto: Paola Marcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário